Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Família e amigos

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Texto fatiado: A borboleta e o grilo

A BORBOLETA E O GRILO

A borboleta Leleta estava pousada sobre uma linda flor, quando chegou o grilo Cricri.

Encantado com a beleza da borboleta, Cricri disse:

- Como você é linda!

Eu queria ser como você, mas só vivo pulando pelo jardim.

Leleta, com pena do grilo respondeu:

- Você acha que eu sempre fui bonita?

Você quer conhecer a minha história?

- Quero sim – falou Cricri. – Eu estou curioso para conhecer tudo sobre você.

A borboleta Leleta começou a contar:

- Nasci de um ovo bem pequenino e tinha a forma de uma lagarta.

Eu comia folhinhas, dia e noite, sem parar.

De tanto comer, fiquei tão gorda que troquei várias vezes de pele.

Depois, formou-se um casulo e fiquei dormindo vários dias dentro dele.

Dentro do casulo era escuro e apertado, mas eu não me importava, pois ali eu estava me transformando, passando pela “metamorfose”.

Depois de algum tempo, o casulo se abriu.

Eu acordei e olhei para fora.

Fui saindo bem devagarzinho.

Que lindo estava o dia!

O sol brilhava, as flores perfumavam o ar e os pássaros cantavam alegremente.

Balancei as minhas asas que estavam encolhidas e elas se abriram.

Que maravilha! Eu havia me transformado em uma linda borboleta!

Que alegria! Eu saí voando de flor em flor, procurando o néctar docinho das flores para o meu alimento e levando o pólen em minhas patinhas ajudando na “polinização”.

O grilo Cricri falou para Leleta:

- Como você demorou a se transformar em uma borboleta!

Eu não teria tanta paciência.

Prefiro ser eu mesmo, um grilo verde que vive feliz pulando pelo jardim.

2 comentários:

  1. Tenho um aluno com paralisia cerebral que interpreta textos somente fatiados por não poder escrever...Muito obrigada pela ajuda!
    Profª Silvia

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou Gerardo Carvalho (Pardal) autor do livro infantil "Borboleta Lilica e o Grilo Criqui", premiado pela Seduc-CE para a coleção dos Paic. Persquisando sobre ele, vi este txto fatiado. Muito interssante. Fico muito grato por participar dele. SE tivessem colocado os créditos dos autores seria melhor

    ResponderExcluir