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Família e amigos

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Projeto: Gênero Cartas



“CORRESPONDÊNCIA DE NATAL – FAZENDO UMA CRIANÇA FELIZ”
JUSTIFICATIVA

Os alunos retornam ou mesmo iniciam seus estudos quando jovem ou adulto, por exigências profissionais, para adequar-se ao mundo social e para sentirem-se aceitos como membros participantes do cotidiano, ou seja, há uma necessidade dessa aprendizagem.
O adulto entra para a escola com grande bagagem de experiências vividas, mas isso não basta. É preciso ir além, aprofundar seus conhecimentos: ler, escrever, contar, raciocinar, expressar oralmente suas idéias, dúvidas e anseios.
Ao iniciar meu trabalho com a educação de jovens de adultos observei a dificuldade que a maioria tem de expressar seus sentimentos, pensamentos e idéias através da escrita. Um relato oral torna-se mais eficiente e tranqüilo ao compará-lo com o mundo da escrita.
Em várias situações do dia-a-dia, os jovens e adultos se deparam com momentos em que necessitam ler ou escrever uma carta. Este é um meio de se estabelecer uma comunicação com um interlocutor ausente e atentar-se para uma escrita coesa, coerente e de fundamental importância para sua vida.
“Encontramos cartas de diferentes tipos e funções, elas podem ser: de amor, pessoal, comercial, de reclamação, de solicitação, de leitor etc. Para que o aluno se familiarize com este gênero é necessário conhecer suas características específicas e analisar sua forma composicional padronizada: cabeçalho, desenvolvimento, despedida e identificação do remetente.”(Programa de Alfabetização Intensiva – Gêneros em Ação - SESI – SP – Volume Argumentar)
É através da leitura de cartas e da produção escrita que os alunos reconhecem sua forma composicional, além de aprenderem os critérios da linguagem formal (pontuação, paragrafação, ortografia, concordância, uso de letra maiúscula / minúscula), para assim desenvolver uma escrita clara, coesa, coerente e eficiente.
Aproveitando as festividades do Natal, para a compreensão da função desse gênero e da língua escrita padrão, os alunos do EJA – Fase II ( já alfabéticos ) se corresponderam com crianças carentes e aprenderam a importância do ato de solidariedade e amor.







OBJETIVO GERAL

Oferecer aos alunos ferramentas que ampliem suas possibilidades de participação social de maneira mais justa e igualitária através do gênero cartas, uma vez que, no exercício de suas relações sociais, deparam-se constantemente com situações de participação mais efetiva na sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 – Revelar conhecimento cotidiano a respeito de cartas
2 – Reconhecer e identificar os elementos que caracterizam a forma composicional da carta
3 – Ler e compreender uma carta
4 – Refletir sobre o uso das cartas
5 – Identificar o motivo para a produção de uma carta
6 – Produzir uma carta seguindo critérios como: paragrafação, sinais de pontuação, ortografia, uso de letra maiúscula e minúscula
7 – Reconhecer um envelope e preenchê-lo
8 – Perceber a importância do selo e o seu local no envelope
9 – Refletir sobre as diferentes formas de encaminhar uma carta
10 – Envolver-se com espírito de solidariedade no trabalho com o gênero cartas

CONTEÚDOS CURRICULARES

• Gênero cartas: A importância da produção deste gênero no dia-a-dia dos jovens e adultos
• Compreender, através da prática, a solidariedade entre as pessoas
• Paragrafação, sinais de pontuação, ortografia, uso de maiúscula e minúscula

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