*Atividade coletiva:
A) Leitura feita pela professora da história de vida do poeta Antônio Gonçalves da Silva, conhecido por “Patativa do Assaré”.
B) Conversa com os alunos sobre o poeta e a importância de suas obras para o povo brasileiro.
C) A partir dessa atividade, os alunos farão um estudo sobre uma das obras deste poeta: “A triste partida” que mostra o descontentamento do sertanejo com os estados do nordeste e que vem à procura de São Paulo para se sustentar. Os alunos irão assistir ao vídeo, no Data Show, a música “A triste partida”. (Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga)
D) Depois de assistirem ao vídeo, a professora irá questionar os alunos sobre o que entenderam dessa música e o que sentiram ao assisti-la.
*Atividade em grupos: Os alunos irão pesquisar em revistas e jornais algumas figuras que retratam a realidade do sertanejo de acordo com a música que assistiram e montar um mural. O mural será exposto na classe.
(A professora irá passar pelos grupos para a orientação dessa atividade)
*Atividade individual
A) Observando o mural, escreva algumas palavras e/ou frases relacionadas ao que acabamos de estudar.
B) Leia o trecho da música “A triste partida” e responda as seguintes questões:
A TRISTE PARTIDA (PATATIVA DO ASSARÉ)
Setembro passou, com outubro e novembro
Já tamo em dezembro.
Meu Deus, que é de nós?
Assim fala o pobre do seco Nordeste,
Com medo da peste,
Da fome feroz.
a) A palavra “tamo” é um modo de falar. Como escrevemos essa palavra corretamente na Língua Portuguesa?
b) O que você entendeu ao ler e ouvir o trecho: “Assim fala o pobre do seco Nordeste, com medo da peste, da fome feroz.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ah! a Caatinga
ResponderExcluirpegando fogo
no seu traseiro desnudo
Eu carcando chumbo
nas areias quentes
do Raso da Catarina
Sertão que me incita
A plantar macaxeira
Nas caboclinhas sonhadoras
Poeta Zé Cacete de Cabrobó/PE
É meu sonho
ResponderExcluirÉ viver nesta Terra
maravilhosa cheio de
Buniteza!
Poeta Zé Cacete de Cabrobó/PE