QUEM FORMA BONS LEITORES/ESCRITORES?
A família, oferecendo um ambiente onde os materiais de leitura e escrita estão presentes
e dando o exemplo (ou seja, lendo e escrevendo).A escola, alfabetizando e depois continuando (em todos os níveis de educação) a tratar de leitura e escrita em todas as matérias, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.
A sociedade, oferecendo um ambiente cultural rico e encorajador, com muitas experiências de letramento, no qual todas as pessoas possam se sentir incluídas.
LER BEM, ESCREVER BEM
Quanto tempo de leitura?
15 minutos por dia é uma boa média para o contato com livros e outros materiais de leitura.
Claro que nada impede, e é até desejável, que esse tempo seja aumentado!
Para os bem pequeninos, é bom deixar os livros ao alcance da mão, para que brinquem,
manuseiem e folheiem. Esse é o primeiro passo para se tornar um leitor.
QUE TIPO DE LEITURA?
É bom praticar TRÊS tipos de leitura:• leitura BÁSICA, com ajuda de um adulto ou jovem leitor mais experiente;
• leitura diária individual de ESTUDO, ao fazer as lições de casa e o trabalho escolar;
• leitura escolhida por PRAZER.
Os primeiros professores das crianças são os PAIS.
Quanto mais ricas forem as experiências que eles proporcionarem, melhor será
o repertório infantil para continuar aprendendo.
UM RITUAL DE LEITURA NA ROTINA DA FAMÍLIA
• Crie rituais de leitura reservando um tempo e um lugar especiais para curtir histórias sem interrupções.
• Aconchego é bom para reforçar a sensação de segurança e eliminar o estresse (que produz um hormônio capaz de bloquear a aprendizagem, segundo os cientistas).
• Crie efeitos sonoros para captar a atenção.
• Faça conexões entre a palavra falada e a palavra escrita, pois ouvir os sons em palavras é uma habilidade básica essencial para a leitura.
• Fale sobre a história, para reforçar a compreensão e a memorização.
• Leia de novo, e de novo, e mais uma vez, quando pedirem: a repetição ajuda a reconhecer e a se lembrar das palavras, e também a construir o pensamento seqüencial.
• Respeite o ritmo de seus filhos, sem forçá-los a lerem mais do que podem (isso pode esfriar o entusiasmo).
Fonte: Instituto Ecofuturo
www.ecofuturo.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário