Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Família e amigos

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

VITÓRIA-RÉGIA

A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.

Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

Um comentário:

  1. olá, gosto muito da lenda da vitória régia!!!!
    lembro quando eu li algo sobre a vitória régia pela primeira vez em minha vida...foi um texto de Cecília meireles(sou fã dessa escritora)!!!!li seu texto em um livro didático de comunicação e expressão da 4@ série em 85, faz tempo mesmo...e desde então sempre estou lendo textos e pesquisando tudo sobre a lenda...obrigado por estar aqui lendo e sentindo as suas palavras. São pessoas como você que nos inspira a ter esperança para uma educação melhor nesse país sofrido em que vivemos. Sucesso e continue assim minha querida Andréia Berretta. Sou de Brasília e trabalho com informática, mas adoro a lingua portuguesa e seus afins literários. é bom navegar e encontrar pessoas novas e que adoram a nossa lingua portuguesa. Um abraço e obrigado!!!!!
    Helison Gomes- Brasilia DF

    ResponderExcluir